15 de novembro de 2006

Colecção da Caminho

A editora Caminho está um publicar uma colecção relativa aos mais interessantes artistas plásticos portugueses do século XX. O conjunto é extremamente interessante e acessível a qualquer bolsa. Cada exemplar custa somente 10€! Uma pechincha nos dias de hoje!
 
Eu já adquiri os números relativos a Armando Alves e Júlio. Assim que sair o de Jorge Vieira vou também comprá-lo. O do Almada Negreiros ainda não o encontrei, mas é outro livro que não me pode escapar.
 
Tenho no entanto uma critica a fazer. Há um nome, há uma referência nacional do mundo da pintura portuguesa, que falta nesta colecção. É para mim incompreensível não haver um número dedicado a Rogério Ribeiro! Deixo no entanto o benefício da dúvida aos organizadores (Laura Castro / Bernardo Pinto de Almeida / Armando Alves), gente que sabe bem quem foi o pintor (Armando Alves é inclusivamente seu conterrâneo e amigo!), pois tenho a plena consciência que o próprio Rogério Ribeiro pode ter recusado, ainda para mais quando sei que a monografia da sua obra foi ainda este mês apresentada na Cordeiros Galeria, Porto.

Sem comentários: